sexta-feira, 17 de julho de 2009

fim do fator previdenciário em troca do aumento real para aposentadorias

http://www.diap.org.br/index.php/agencia-diap/9877-aumento-real-para-aposentados-em-2010-e-o-fator-previdenciario

Aumento real para aposentados em 2010 e o fator previdenciário



Agência DIAP
Qua, 08 de Julho de 2009 19:21
Reportagem de Geralda Doca na edição, desta quarta-feira (8), do jornal Globo diz que Governo planeja conceder reajuste acima da inflação, em 2010, para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefícios maiores do que o salário mínimo.
O aumento para esse grupo de segurados, até então restrito à reposição do poder de compra, poderá chegar a 2,5 pontos percentuais acima da inflação e está sendo usado como moeda de troca nas negociações com as centrais sindicais e líderes partidários para evitar o fim do fator previdenciário.
Para 2011, seria instituída uma mesa de negociação com representantes dos centrais sindicais, aposentados e governo, com o propósito de discutir critérios fixos de reajustes para o segmento.
A estimativa é que esse aumento real custará ao governo cerca de R$ 3 bilhões por ano.
A intenção, segundo a matéria, é evitar desgaste político, caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja obrigado a vetar a extinção do fator previdenciário, regra usada no cálculo do benefício que considera tempo de contribuição, idade e expectativa de vida, e que é contestada pelos sindicatos. (Fonte: Blog O outro lado da notícia)
...

Confira também a notícia
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidapublica/conteudo.phtml?id=874657